sexta-feira, 9 de março de 2012

Recupere o equilíbrio, melhore a autoestima e mantenha-se jovem



Receitas para você se manter ativa e feliz. São mais de cem boas idéias: atitudes, tratamentos e banhos para fazer em casa. Experimente, a vida vai ficar muito melhor!
comportamento-melhore-a-autoestima-e-fique-jovem
(foto;)
Antídotos contra a depressão
Os psicólogos recomendam estas 13 atitudes, entre outras, para colocar as emoções nos eixos:
1. Conte seus problemas a alguém de confiança.
2. Tente identificar o que a deixou mal.
3. Procure apoio psicológico ou outro tratamento apropriado ao seu caso.
4. Evite combater a depressão com bebidas alcoólicas ou outros sedativos que não sejam receitados pelo médico.
5. Faça algum trabalho voluntário - está comprovado que ajudando os outros nos sentimos bem.
6. Não se deixe tiranizar pelo "eu devo", "eu preciso". Esse tipo de pressão, se muito forte, puxa a gente para o fundo do poço.
7. Tente afastar as coisas negativas - se não gosta do seu trabalho, por exemplo, procure mudar.
8. Pratique atividades que distraiam, dêem prazer e ajudem a relaxar. Caminhar é uma das melhores.
9. Não se tranque em casa - numa fase deprê, é fundamental conviver com outras pessoas.
10. Pratique meditação para diminuir a ansiedade.
11. Experimente diversificar amigos e círculos sociais.
12. Dedique mais tempo a cuidar de você.
13. Tenha um objetivo prazeroso a curto prazo - como viajar nas férias - e pense nele sempre que começar a ficar para baixo.
Banhos de alto-astral
Aproveite estas receitas de um ritual secular usado para manter o corpo sadio e a mente em harmonia.
De erotismo
Ideal para um primeiro encontro ou outras ocasiões especiais, quando você quer se sentir segura de seu poder de sedução. Numa panela com água quente (mas não fervida), pingue 10 gotas de cada uma destas essências: ilangue-ilangue, sândalo, rosas, almíscar. E um punhado de cravo da Índia. Tome um banho de chuveiro e depois, com uma caneca, vá despejando a água perfumada sobre o corpo. Comece pela cabeça. Seque ligeiramente, sem esfregar a toalha. Em seguida, coloque mais algumas gotas de almíscar na palma das mãos e espalhe pelo corpo todo.
Aromático
Ele alivia o stress mental e muscular. Anote a receita: faça um pot-pourri de ervas desidratadas (10 g de alecrim,10 g de alfazema, 5 g de camomila e 5 g de sálvia) e coloque em 1,5 litro de água quente. No final do banho, derrame o preparado sobre a pele. Outra opção é colocar as ervas em um saquinho de tecido pendurado no chuveiro.
Relaxante
300 g de folhas de malva (ou de melissa seca) e 3 litros de água. Prepare um chá concentrado com uma das duas ervas. Passe pela peneira e adicione à água da banheira. Mergulhe gostosamente, mas não fique mais do que 20 minutos, porque é extremamente relaxante e você pode acabar dormindo.
Contra a TPM
Basta acrescentar à água da banheira 2 gotas de cada uma destas essências: camomila, lavanda, rosas e gerânio.
Contra a insônia
Pingue na água da banheira 4 gotas de essência de bergamota, 3 de rosas, 1 de pinho silvestre e 1 de laranja.
Vigor total
Preparado com 7 gotas de essência de alecrim, 4 de bergamota e 1 de menta. Ao final, tome uma ducha fria, dá o maior pique!
Caminhada zen
É uma técnica budista para você aprender a se concentrar melhor. Também conhecida como "meditação andando", deve ser feita num lugar plano e tranqüilo e, se possível, cercado por muito verde. Ande bem devagar, com passos curtos, combinando cada um deles com uma longa inspiração seguida de uma longa expiração. Junta os benefícios do movimento com os da respiração mais profunda.
Dieta corta TPM
Alguns dias antes "daqueles dias", a gente fica fora dos eixos. Mas uma alimentação correta pode aliviar bastante o desconforto e a sensação de insanidade temporária. O importante é...
...se tem tendência a inchar, diminuir a quantidade de sal. Evite os embutidos (salsichas, salames), alimentos industrializados (sopa pronta, caldo de carne) e certos temperos, como shoyu. Mantenha uma garrafa de água à mão e beba sempre.
...comer alimentos diuréticos - os melhores são abacaxi, pêra, melancia, melão, morango, alface, chuchu e pepino.
...consumir vitamina E, poderoso antioxidante presente principalmente em óleos vegetais, como o de oliva, algumas castanhas, margarina, ovos, fígado e germe de trigo.
...evitar tomar café depois das 4 da tarde: a cafeína pode atrapalhar o sono e aumentar a irritação. Fique com chá verde, de carqueja, dente-de-leão, melissa ou erva-doce.
...consumir carboidrato, pois ele aumenta os níveis de serotonina, substância que gera bem-estar e está relacionada à mudança de humor. Mas, para não prejudicar a forma, em vez de bombom e batata frita, prefira batata assada ou cozida e massas leves. Para o final da tarde, período em que a serotonina está mais baixa e você provavelmente ficará louca por um docinho, o truque ensinado pelos nutricionistas é cortar uma barra de chocolate ao leite de 30 gramas em pedacinhos e comer aos poucos.
...dispensar o álcool, porque desidrata o organismo e ainda altera o estado emocional. Abra mão até do vinho no jantar.
...estabilizar o humor, descansar o suficiente e aliviar as cólicas com magnésio. îtimas fontes são: soja, camarão, salmão, fubá, ervilha, lentilha, feijão, trigo integral, melancia e germe de trigo.
...nem chegar perto de bebidas que contenham cafeína, como mate, chá preto, guaraná e refrigerantes à base de cola. A substância intensifica a ansiedade e a irritabilidade.
...abusar de alimentos ricos em vitaminas do complexo B. Algumas boas opções são: cereais integrais, pães, farinhas, leite e laticínios em geral, levedo de cerveja, leguminosas, salmão.
Emoções "enluaradas"
Diz a astrologia cármica que você pode programar melhor sua vida se observar as fases da Lua e aproveitar o momento certo para fazer a coisa certa.
Lua cheia
Período propício para realizar seus planos mais ambiciosos.
Minguante
Ideal para romper ligações negativas, para o autoconhecimento, tratamentos de saúde e todo tipo de mudança.
Nova
Potencializa os efeitos estabilizadores da ioga e da meditação. Favorável para amadurecer projetos e tomar decisões.
Crescente
Traz motivação e sorte, inclusive profissional e financeira. Tempo de investir em novas empreitadas, começar a malhar e fazer dieta.
Fé no futuro
O pessimismo pode até evitar que a gente cometa algumas besteiras, mas não leva ninguém para a frente. Aliás, não leva a lugar nenhum, porque nos deixa paralisadas. E com isso desequilibra a balança da auto-estima. Segundo os especialistas em comportamento, pessoas emocionalmente estáveis, que encaram a vida com esperança, são aquelas que...
...não generalizam o que deu errado, achando que são azaradas e que nada mais vai dar certo.
...não vivem se culpando por tudo.
...procuram estar cercadas por pessoas positivas, cheias de energia e que riem bastante.
... concentram-se na solução dos problemas, não nos problemas. E não se queixam sem motivo.
...sempre olham o lado bom das coisas, direcionando o foco para o que funciona.
...gostam de si mesmas, comemoram e falam sobre suas conquistas com naturalidade.
...não enxergam somente as qualidades alheias. As outras pessoas também não são perfeitas.
...não têm medo de demonstrar amor com gestos e palavras.
...não levam tudo a sério. Bom humor dissipa tensões.
...agem em vez de ficar se lamentando da falta de sorte.
...quando querem alguma coisa, vão à luta e não desistem diante da primeira dificuldade. Nem da segunda, terceira ou quarta.
...são pacientes com os outros e consigo também.
Geocromoterapia
Essa terapia alternativa parte do princípio de que nosso organismo é composto de formas geométricas, luz e cor. Portanto, corpo e mente ficam mais saudáveis quando entram em contato com tais elementos. Dependendo do problema da pessoa, o terapeuta escolhe uma figura e a projeta sobre o chacra (centro energético) correspondente usando slides e um flash fotográfico. Cada combinação desenho+cor tem um poder. Por exemplo: um triângulo laranja estimula quem se sente deprimida. Mas não é preciso estar mal nem doente para fazer a experiência - a terapia também é utilizada para equilibrar o organismo.
Higiene mental
Quando estamos no sufoco, precisamos fazer uma faxina geral na cabeça para mudar de atitude diante da vida e colocar sentimentos e energia em equilíbrio. O segredo está em desenvolver cinco posturas básicas, segundo o médico e filósofo italiano Francesco Alberoni, autor de vários livros sobre o assunto:
1. Aceitar a idéia de que não podemos ficar presas ao passado: há momentos em que é necessário abandonar um estilo de vida e um modo de pensar que não servem mais para seguir em frente, por mais doloroso e difícil que pareça. Virar a página.
2. Assumir uma atitude positiva em relação à vida. Em vez de se fechar em si mesma e entregar os pontos diante de grandes problemas, procure acreditar que tem forças para ir à luta e mudar. A palavra-chave é persistência.
3. Aprender com a experiência alheia. Sempre há alguém que já passou pelo que estamos passando e encontrou uma saída. O mundo é incrivelmente rico em possibilidades. Devemos abrir a mente, olhar com curiosidade para onde nunca olhamos. Temos a tendência de ver apenas o que nos é familiar. O que é novo geralmente nos assusta. Com isso, perdemos a chance de aprender e melhorar.
4. Ter humildade. Muitas vezes, a solução está diante do nosso nariz e não a vemos por presunção ou puro desinteresse.
5. Procurar o x da questão. Todo problema, mesmo aquele mais complicado, tem sempre um nó crucial. E só se vence uma guerra quando se compreende o caráter, a força e a estratégia do inimigo.
Inteligência hormonal
Somos regidas pelos hormônios. Dependendo do período do mês, podemos estar agressivas ou supercarentes, muito doces ou de amargar. Como não dá para mudar isso, a atitude mais inteligente é seguir o que seu mestre mandar, sem forçar a barra. É loucura, por exemplo, você pedir aumento de salário justamente quando está menstruada, devagar quase parando.Especialistas do Núcleo de Atendimento à Feminilidade, de São Paulo, mapearam as principais alterações de humor causadas pelos hormônios e elaboraram um calendário para ajudá-la:
No período menstrual, fique na sua, porque está completamente sem pique.
• Logo depois da menstruação, mudança radical: você vira uma batalhadora.
• Durante a ovulação (do 12¼ ao 16¼ dia do ciclo), a testosterona aumenta sua sensualidade, ousadia e competitividade.
• Na semana seguinte à ovulação, fica zen, calminha, introspectiva, com a sensibilidade à flor da pele.
• Dias antes da menstruação é a fase mais instável, o auge da falta de paciência e da irritação. Calma que é só TPM. Vai passar!
Já pra cama!
Dormir bem é fundamental para o equilíbrio. E os principais aliados do sono, segundo os especialistas do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo, são:
• Manter horários fixos para acertar seu relógio biológico.
• Se ficar mais de meia hora acordada na cama, leia um livro. Não ligue a TV nem o computador; são estimulantes demais.
• Sabe aquele copo de leite quente que ajuda? É melhor ainda com uma pitada de cardamomo.
• Usar travesseiro baixo, que deixe o pescoço e a cabeça alinhados com a coluna. Se gosta de dormir de lado, ele pode ser mais alto.
• Jantar pelo menos duas horas antes de ir para a cama, dando preferência a uma salada de agrião e alface, carne magra, pão integral e frutas como uva, maracujá, banana.
Livre do desânimo
Um jeito eficiente de começar o dia mais disposta é, antes de levantar, se espreguiçar bastante, em todas as direções. Funciona como um alongamento suave. Depois, é bom exercitar-se por cinco minutos para ganhar ânimo.
Massagem com pedras
Não há tensão que resista a esta massagem nas costas feita com pedras aquecidas. Além de relaxar a musculatura, tem efeito energizante.
• Mergulhe em água quente dez pedras lisinhas (escuras, de preferência, que retêm mais calor) até ficarem numa temperatura alta, mas agradável.
• Deite-se de bruços num lugar confortável e peça a um(a) ajudante que espalhe óleo nas suas costas.
• Depois, a pessoa deve colocar cinco pedras ao longo de cada lado da coluna e fazer movimentos circulares com cada uma delas, pressionando de leve a pele. Quando for preciso, reaqueça as pedras. O tempo ideal da massagem é 15 minutos.
Nunca se diminuir
Quer ver seu equilíbrio despencar? Basta cair na tentação de se fazer de coitadinha. Às vezes a gente age assim por comodismo. Outras, por covardia. Se você tem essa tendência, treine para dizer "não". Diga "não" a...
...pensar em si mesma como fraca/incapaz/burra/pouco atraente, ao se comparar a outras pessoas. É melhor não se comparar.
...permitir que os outros a façam se sentir inferior.
...achar que vai fracassar numa coisa antes mesmo de tentar.
...colocar seus desejos e sonhos sempre em último lugar.
...deixar que os outros determinem o que deve fazer.
...evitar responsabilidades por achar que os colegas farão o trabalho melhor do que você. Acredite no próprio potencial.
...preocupar-se com a opinião alheia. Nem sempre é sincera.
...esperar que todo mundo sempre goste de você....ficar preocupada ou deprimida quando não concordam com a sua opinião ou quando discorda de alguém.
Ossos de ferro
Ou melhor, de cálcio. É dele que você precisa para manter o corpo em perfeito equilíbrio e afastar o perigo da osteoporose. Acontece que, a partir dos 35 anos, perdemos massa muscular - cerca de 0,5% a cada ano. Sessões de 45 minutos de exercícios aeróbicos três vezes por semana podem diminuir essa perda em até 80%. Mas é preciso repor o cálcio - 1 000 miligramas diários - na alimentação. As principais fontes são:
• sardinha em conserva - 400 miligramas em três unidades pequenas.
• leite de vaca 248 - miligramas por copo, seja do desnatado, seja do integral.
• iogurte natural - 240 miligramas por pote (de 200 mililitros).
• queijo suíço - 230 miligramas por fatia média (mesma quantidade encontrada em outros queijos duros e amarelos, como parmesão, provolone e gruyre).
• brócolis, couve ou espinafre - 200 miligramas em 4 colheres de sopa.
É bom saber que mulheres sardentas são mais propensas à osteoporose. Também as sedentárias e as que tiveram suspensão do ciclo antes dos 45 anos. E todas as fumantes; as que tomam muito café; as que fazem dietas radicais; as que não vivem sem refrigerantes; e as que bebem mais de dois drinques por dia.
Pressão sob controle
Nada menos que 85% das mulheres que sofrem derrames têm pressão alta; isto é, superior a 12 por 8. Dessas, 80% não sabem que têm o problema, porque não apresentam sintomas. Medir a pressão regularmente é uma forma de controle fundamental. Para que tudo continue numa boa, evite os fatores de risco: fumo, excesso de peso, sedentarismo, alimentação rica em sódio e gorduras saturadas. Soltar suas feras é outra excelente prevenção. Cientistas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, descobriram uma relação entre personalidades contidas e obstruções nas artérias carótidas. Em outras palavras, quem costuma engolir a raiva corre mais risco de sofrer do coração.
Querida linhaça
Especialistas comprovaram que essa semente é sob medida para equilibrar o organismo feminino. Além de ser a principal fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3 (que, entre outras coisas, diminuem a retenção de líquido no período pré-menstrual), ajuda a prevenir o câncer de mama e funciona como uma reposição hormonal natural. Para aproveitar tantos benefícios, saiba como deve ingeri-la:
• A semente precisa ser moída no liquidificador ou no processador. Adicione 2 colheres de sopa dessa farinha por dia às vitaminas ou ao arroz.
• Uma boa vitamina para tomar de manhã: na noite anterior, deixe 2 colheres de sopa de sementes de molho em um copo de água com duas tâmaras ou duas ameixas. De manhã, bata no liquidificador com mais um copo de água. Junte uma banana e bata novamente. É saudável e gostoso.
• O óleo fica saboroso como tempero de salada. Não precisa usar mais do que 2 colheres de sopa diárias.
• Se ficar na dúvida entre consumir a farinha ou o óleo, prefira a primeira, que também é rica em fibras.
Relax colorido
As vibrações das cores podem ajudá-la a reequilibrar as energias, porque trazem harmonia e alteram os estados físico e emocional. Para criar em casa um ambiente de bem-estar, use:
• Vermelho - Chama a alegria, espanta a depressão. Uma luminária com lâmpada vermelha já cria o maior clima positivo.
• Azul - Ideal para o quarto. Acalma, sendo portanto muito usada em tratamentos contra insônia e ansiedade. Experimente ter ao lado da cama cristais como lápis-lazoli e sodalita.
• Verde - A cor da saúde, da limpeza do corpo e da mente, da restauração do sistema nervoso. Indicada para o banheiro e a cozinha. Por isso mesmo, os cromoterapeutas aconselham manter pelo menos um vaso de folhagem nesses ambientes.
S.O.S. autoestima
Mulheres que não gostam do próprio corpo e têm dificuldade para aceitar a aparência estão conseguindo melhorar a auto-estima com uma das essências dos florais da Califórnia. Trata-se da Pretty Face (rosto bonito), que estimula a pessoa a perceber a beleza interior e é especialmente indicada a quem se preocupa demais com o aparecimento das primeiras rugas e outros sinais da idade. Ansiedade tem efeitos colaterais. Mais calma, você vai ficar bem bonita. Toques anti-stress Não dá para viver sem stress. Literalmente. É ele que, em momentos de perigo, nos deixa alertas e prontas para enfrentar o que der e vier. Mas, em excesso, pode envenenar nosso corpo, diz a psicóloga americana Susan Andrews, autora de Stress a seu Favor(Ágora). Para equilibrar as coisas, dá algumas sugestões bem simples:
• Respirar direito, usando o diafragma.
• Fazer pausas e massagens de dez minutos no trabalho quando se sentir tensa.
• Praticar exercícios de relaxamento, como meditação, 15 minutos por dia.
• Escrever tudo que precisa fazer para não depender da memória. É bom, inclusive, preparar à noite uma lista com os compromissos do dia seguinte e até deixar separada a roupa que vai usar.
• Sair de casa pelo menos 15 minutos antes do que costuma - assim evita correrias.
• Fazer exercícios ou caminhar 30 minutos por dia.
• Dizer "não" a convites e pedidos se não estiver a fim.
Ufa, que alívio!
Você pode se acalmar e relaxar com automassagem. O melhor momento é depois do banho ou na hora de dormir. O ideal é massagear cada ponto de três a cinco minutos. Estes sete toques mágicos atuam sobre todo o organismo:
• No pulso - Pressione várias vezes com o polegar. A circulação melhora rapidamente.l
• Entre os seios - Use a base do polegar para fazer pressão enquanto conta até três. Isso ajuda a combater a ansiedade.
• Na lateral interna dos pés - O toque alivia a tensão na coluna.
• No dedão do pé - Use o polegar e o indicador. Previne dores de cabeça.
• Na ponta dos dedos - Também com o polegar e o indicador, massageie cada dedo da outra mão a partir da base da unha em movimentos circulares. Tem efeito calmante.
• Na cabeça - Pressione o couro cabeludo com a ponta dos dedos, começando pela testa e descendo até a nuca, que o stress vai embora. Também pode usar o indicador, o dedo médio e o anular para massagear em círculos, como se estivesse passando xampu.
• Nas orelhas - Aperte suavemente todo o contorno, começando pelo lóbulo. É outro calmante instantâneo.
Velas da paz
Mesmo sem perfume, elas atraem energia positiva. As aromatizadas são força pura. Veja o que podem fazer pelo equilíbrio de corpo e mente.
• Alecrim - Acaba com o cansaço mental.
• Benjoim - Combate a tristeza.
• Bergamota - Reanima e corta a ansiedade.
• Cravo - Devolve o bom humor.
• Flor de laranjeira - Ameniza a insônia.
• Ilangue-ilangue - Contra TPM e raiva.
• Jasmim - Controla o nervosismo e outras perturbações emocionais.
• Lavanda - Equilibra as emoções e elimina a energia negativa.
• Maçã verde - É tranqüilizante.
• Manjericão - Reduz a ansiedade.
• Patchuli - Também atiça os sentidos (inclusive, a sensualidade).
• Rosa - Melhora a auto-estima (além de ser afrodisíaca).
• Sândalo - Contra depressão, insônia e letargia.
• Verbena - Eficiente para acabar com o nervosismo.
Não encontrando velas no aroma que você quer, pode usar o óleo essencial em um aromatizador (mais ou menos 9 gotas), na água do banho (de 6 a 10 gotas), em um lenço (2 gotas são suficientes).
Xô, insegurança!
A receita da autoconfiança passa obrigatoriamente por essas atitudes:
• Valorizar seus pontos fortes - Ninguém melhor do que você sabe quais são e como "vender" seus talentos.
• Não insistir em ser o que não é - Vale para tudo, desde a escolha da profissão até a cor do cabelo.
• Acreditar que merece elogios - Pessoas que ficam sem graça quando alguém fala bem delas são as piores inimigas de si mesmas. Demonstram que não se acham lá grande coisa.
• Parar de se criticar - Geralmente, fazemos isso para atrair simpatia e evitar que os outros se sintam ameaçados. O problema é que, com a repetição, eles podem acabar acreditando. E nós também.
• Ter perseverança - O pior que pode acontecer é ganhar fama de teimosa. O melhor, ser considerada uma pessoa confiável, que cumpre a palavra e não desiste no meio do caminho.
• Estabelecer limites - Todo mundo respeita quem deixa bem claro: "Não passe desse ponto, senão o tempo vai fechar!"
• Não ter medo de ficar sozinha - Poucas coisas destroem mais completamente nossa auto-estima do que manter um relacionamento na base do "ruim com ele, pior sem ele".
• Não perder tempo se queixando da vida - Isso é só uma forma de não assumir a responsabilidade pelo que deu errado.
Zíper na boca
Se você está sempre morrendo de fome, a culpa pode ser do amido. Abusar de massas, arroz branco e doces (as principais fontes) provoca uma estranha reação química - é que aumenta o apetite, mesmo quando se está de estômago cheio. Explica-se: em contato com a saliva, o amido vira glicose; para facilitar a absorção desse açúcar pelas células, o pâncreas libera insulina, que faz os níveis de glicose caírem. Quando isso acontece, dá vontade de comer de novo. O jeito saudável de evitar tais excessos é preferir alimentos que contenham fibras, porque provocam o efeito contrário: prolongam a digestão e a sensação de saciedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário