sexta-feira, 9 de março de 2012

50 dicas para você ficar ainda mais bonita



Conheça a seguir as sugestões dos melhores profissionais especializados na beleza das mulheres.
claudia-especial-verao-magra-em-17-dias
(Foto Nana Moraes)
Como deixar o rosto mais bonito? O que fazer com cabelos rebeldes? Como emagrecer sem sofrer? Conheça a seguir as sugestões dos melhores profissionais especializados na beleza das mulheres. Aproveite para deixar abaixo, nos comentários do Facebook, as suas dicas de beleza, aquelas que deixam você ainda mais bonita!
Corpo
Veja as dicas para hidratar, firmar, melhorar a aparência e deixar seu corpo sempre bonito e saudável
1
// Protetor manipulado ou industrializado?
O dermatologista Adilson Costa recomenda o industrializado. "O produto só recebe o registro da Anvisa depois de passar por testes de estabilidade, o que não ocorre com o manipulado. Além disso, por causa dos conservantes, os industrializados têm eficácia de até um ano, mesmo após abertos. Já os manipulados não duram mais do que três meses."
2
// Cuide das pintinhas brancas
Você já reparou que muitas pessoas pequenas pintas esbranquiçadas principalmente nos braços e nas pernas? "Elas aparecem em pessoas de 30 a 40 anos que abusaram do sol na adolescência", diz a dermatologista Patrícia Rittes, de São Paulo. "Mas cerca de 60% dessas manchas somem 15 dias após uma raspagem feita em consultório, que leva à repigmentação da pele."
3
// Previna-se das estrias
Evitar essas cicatrizes provocadas pela distensão excessiva da pele não é difícil: com uma esponja e um sabonete firmador, massageie a pele com movimentos circulares. Enxágue e passe um destes três produtos: creme com elastina, óleo de amêndoa doce ou rosa mosqueta. À noite, aplique um creme à base de vitamina C. Repita uma vez por semana. Como as mulheres grávidas ficam com a pele mais sensível, é bom consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento.
4
// Máscara caseira anticelulite
Além de se exercitar, evitar gorduras e sal e não usar roupas muito apertadas, existe um truque caseiro para diminuir a celulite. “Faça meio bule de café forte, mergulhe nele um rolo de atadura e enrole-o da cintura aos pés. Tire em 15 minutos e enxágue. Repita duas vezes por semana”, sugere a esteticista Roseli Siqueira.
5
// Como usar o descolorante de pelos
Antes de aplicar o produto para clarear os pelos, passe uma fina camada de óleo de semente de uva. Ele forma uma película que protege a pele da ação do descolorante sem interferir na química.
6
// Livre-se das manchas da gravidez
Na gravidez, os níveis de estrógeno e progesterona disparam, o que superestimula a ação da melanina, substância que dá pigmento à pele. Conclusão: manchas amarronzadas podem aparecer no colo e braços da grávida, sobretudo nas morenas e nas orientais. O ideal é tratá-las após o parto com cremes à base de ácido glicólico e retinóico. Eles promovem a descamação da pele e ajudam a remover as manchas. Associe-os a clareadores, como a hidroquinona, a vitamina C e o mequinol, que suaviza as marcas em cerca de três meses.
7
// Use e abuse do filtro
Passar filtro solar diariamente evita o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Aplique um que tenha no mínimo FPS 15 no rosto, pescoço, braços e mãos, mesmo que você vá passar a maior parte do tempo dentro dos ambientes. Na praia ou ao ar livre, o fator de proteção aumenta para 30 no rosto. No resto do corpo pode continuar passando o FPS 15. Reaplique todas as vezes que entrar na água. Se você for branquinha, aumente o fator de proteção.
8
// Marquinhas indesejáveis
Usar modelos diferentes de biquíni deixa várias marcas. E na hora do tomara que caia... Para evitar isso, escolha tops com alças da mesma largura e ajeite-as sempre para deixá-las sobre a pele branca. Tarde demais? "Aplique um corretivo na marca e passe um pó bronzant por cima", ensina a maquiadora Vanessa Rozan, de São Paulo.
9
// Cuide-se por dentro
Atenção ao que coloca no prato. “Uma alimentação rica em vitaminas, minerais e antioxidantes reverte os danos e melhora a qualidade da pele”, diz Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais. Não podem faltar no dia-a-dia: vitamina C (acerola e kiwi); E (nozes e milho); A (abóbora e damasco seco); selênio (fígado e castanha-do-pará); zinco (ostras e leite); bioflavonóides (uvas escuras e frutas cítricas); catequinas (morango e chá verde); e isoflavonas (soja).
10
//Pare de fumar
Além de deixar você sem fôlego para a ginástica, a fumaça do cigarro tem 4.720 substâncias tóxicas, que causam diversos tipos de câncer, como o de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero e doenças coronarianas, como angina e infarto do miocárdio. O fumo causa 20% das mortes por doenças cérebrovasculares e 85% das doenças pulmonares, como bronquite e enfisema.
Cabelos
Os segredos dos profissionais para manter os fios sempre lindos e saudáveis
11
// Pontas perfeitas
Pingue cinco gotas de reparador à base de silicone puro na palma das mãos, esfregue uma na outra e aplique nas pontas. Para que o efeito dure até a lavagem seguinte, o cabeleireiro Júlio Crepaldi sugere um corte definido, com repicado leve apenas nas pontas.
12
// Cabelos domados
Aposte no gel líquido com fixação média para deixar o cabelo mais encorpado e ajeitado. “Espalhe uma pequena quantidade nas mãos e deslize-as primeiro do meio do comprimento até as pontas, passando por último no alto da cabeça. Evite aplicar no couro cabeludo. Depois, modele com secador”, diz Júlio Crepaldi.
13
// Muito mais volume
Aplique na raiz um spray ou uma musse específicos para dar volume. Depois, seque de baixo para cima soltando as mechas com os dedos. Mais um segredo para dar volume: a apresentadora Olga Bongiovani enxágua com muita água fria toda vez que lava a cabeça.
14
// Desembarace sem quebrar
Primeiro, passe creme de pentear. Então, aqueça os fios com touca térmica ou toalha quente por alguns minutos e desembarace mechas finas com pente de madeira de dentes largos. Durante a lavagem, use condicionador, que ajuda a estabilizar as cargas elétricas e evita quebras. Evite dormir com os fios molhados e sem desembaraçá-los! 1
15
// Lindos no tempo seco ou úmido
O cabeleireiro Júnior Carvalho, de São Paulo, dá a dica: quem tem cabelo fino e oleoso deve secar bem antes de escová-lo. Já quem tem crespo ou cacheado e ressecado, deve fazer a escova com os fios molhados, para evitar que fiquem eriçados. Não saia na rua de cabelo úmido: “Ele vai captar todos os resíduos e cheiros do ambiente”, avisa Patrícia Maciel, terapeuta capilar de São Paulo.
16
// Faça luzes em casa!
O cabeleireiro Júnior Carvalho, de São Paulo, dá a dica: quem tem cabelo fino e oleoso deve secar bem antes de escová-lo. Já quem tem crespo ou cacheado e ressecado, deve fazer a escova com os fios molhados, para evitar que fiquem eriçados. Não saia na rua de cabelo úmido: “Ele vai captar todos os resíduos e cheiros do ambiente”, avisa Patrícia Maciel, terapeuta capilar de São Paulo.
17
// Rabo-de-cavalo de arrasar
O cabeleireiro Wilson Eliodoro, de São Paulo, ensina um look fácil e chique. "Com um elástico da cor do cabelo, prenda um rabo acima das orelhas. Para deixar a parte da frente e as laterais bem esticadas, espalhe gel e puxe com pente fino em direção ao elástico. Solte o rabo e prenda-o novamente para corrigir as imperfeições. Fixe mais elásticos pelo comprimento e enfeite com fivelinhas."
18
// Hidratação de emergência
Se você precisa chegar impecável a um compromisso, mas não teve tempo de hidratar os fios, use spray de brilho. "Dê uma secada rápida e aplique o produto da metade do comprimento até as pontas. O ar de vitalidade vai durar até a próxima lavagem", diz o cabeleireiro Júlio Crepaldi.
19
// Escova poderosa
Quem ensina é o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi: retire o excesso de umidade do cabelo com uma toalha e passe duas bolas de musse ao longo dos fios. Evite a raiz. Divida o cabelo em mechas, enrole e prenda-as no topo da cabeça. Seque o cabelo mecha por mecha, começando pela parte inferior e puxando a escova redonda da raiz às pontas. Enrole as mechas com bobes de velcro. Solte o cabelo sem pentear. Para encorpar os fios, desfie-os próximo à raiz com pente fino e aplique spray de brilho.
20
// O corte que emagrece
Segundo o cabeleireiro Evandro Ângelo, de São Paulo, o corte de comprimento na altura do queixo, com mechas desconectadas deixa a mulher mais enxuta. “É um charme para todas as mulheres, mas cheinhas também podem se beneficiar, pois o corte não tem base reta, que costuma marcar o formato do rosto”, diz.
Dieta
Faça pequenos ajustes no dia a dia e conquiste o corpo dos seus sonhos
21
// Não consigo emagrecer!
A explicação pode estar no aspecto emocional, físico e comportamental. Conheça as causas mais comuns.
- Promessas difíceis: Nada de mudanças radicais, como cortar totalmente os carboidratos. “Uma simples mudança de atitude, como avaliar as opções do bufê antes de entrar na fila, já fazem diferença”, explica a psicóloga Rejane Sbrissa, de São Paulo.
- Autossabotagem: Partir para o fast food por praticidade é conspirar contra o próprio sucesso. O corpo ideal exige que você gaste um pouco de tempo.
- Falta de nutrientes: Privar-se de certos alimentos pode levar à síndrome da fome oculta, que causa cansaço e fraqueza. “Siga uma alimentação variada, montando pratos coloridos”, diz a nutricionista Cristiane Durante, de São Paulo.
- Tendência à obesidade: Quem faz parte de uma família de pessoas mais cheinhas tem mesmo mais dificuldade para emagrecer. É preciso ficar sempre atenta.
- Metabolismo lento: O gasto energético cai em torno de 15% a partir dos 45 anos, mas a queda pode ocorrer em outras fases por desequilíbrio hormonal ou sedentarismo. “O jeito é praticar atividade física regularmente”, explica o endocrinologista Alfredo Halpern, de São Paulo.
22
// Salada de frutas emagrecedora
- Figo: Rico em magnésio, diminui a vontade de comer chocolate. A fruta é diurética e atua como laxante suave. Coma uma unidade por dia.
- Limão: sua pectina, tipo de fibra solúvel que se transforma em gel no estômago, arrasta a gordura para fora do organismo. A fruta é diurética, aliviando o inchaço e a celulite. Tome seu suco uma vez ao dia.
- Maçã: Estudo realizado no Japão verificou que o consumo diário da fruta, durante três semanas consecutivas, reduziu em 20% a taxa de gordura corporal em cobaias graças a pectina. Coma uma unidade com casca por dia.
- Romã: suas sementes oferecem três vezes mais antioxidantes do que o chá verde e o vinho tinto. Com isso, combate as inflamações no organismo, consideradas uma das causas para o desenvolvimento da obesidade. Beba meia xícara de suco de romã (com água) por dia.
23
// Emagreça bebendo água
Foi provado em um estudo americano que tomar meio litro de água antes do café da manhã, do almoço e do jantar emagrece. Eis algumas razões:
- Quanto mais água pura se bebe, menos bebidas com açúcar são ingeridas, diminuindo o consumo calórico diário.
- Beber água favorece a diluição e eliminação de toxinas produzidas por medicamentos, produtos industrializados e hormônios. As toxinas têm afinidade com gordura, e seu excesso dificulta a transformação da gordura em energia.
- Beber água aumenta a queima energética, já que o organismo é obrigado a trabalhar mais para metabolizar o líquido. “Na prática, tomar oito copos de água a 5 °C por dia queima cerca de 200 calorias”, calcula a nutricionista Marilize Tamanini, de Curitiba.
24
// Saiba usar (bem) o adoçante:
As pesquisas sobre os efeitos tóxicos dos adoçantes ainda não chegaram a uma conclusão. Por isso, é bom não exagerar. O ideal é orientar-se pela tabela da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera seguras as seguintes dosagens diárias:
• acessulfame-K, 5 mg/kg;
• aspartame, 40 mg/kg;
• ciclamato, 11 mg/kg;
• estévia, 5,5 mg/kg;
• manitol e sorbitol, 15 mg/kg;
• sacarina, 5 mg/kg;
• sucralose, 15 mg/kg.
25
// Emagreça no dia a dia
- Subir escada: Se puder, suba pelo menos cinco andares de escada por dia. “Isso equivale a 15 minutos de caminhada leve”, garante o preparador físico Almeris Armiliato, de São Paulo. Muito cansativo? Então, experimente descer dez andares. “A cada dois degraus descidos, você perde a mesma quantidade de calorias do que se tivesse subido um”, revela.
- Passear com o cachorro: Segundo um estudo recente realizado pela Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, pessoas que caminham acompanhadas de animais de estimação andam 28% mais rápido do que quando estão sozinhas. Com isso, aumentam o gasto calórico em 30%, ou seja, saltam de 250 para 320 calorias gastas em uma hora de atividade.
26
// Recupere a boa forma após a gravidez
O máximo que se deve engordar durante a gravidez é 16 quilos. Mas quem já estava acima do peso antes deve controlar mais ainda. Mulheres que engordam pouco nos três primeiros meses saem na frente na corrida contra o extermínio de quilos. E se a mulher fica atenta ao que come durante a gravidez e depois do parto, recupera o peso original em alguns meses. Evite beliscar, comer doces e alimentos gordurosos. Abuse de legumes, frutas, verduras, laticínios desnatados e carnes magras - peixe e frango estão no topo da lista. Isso também vale se estiver amamentando, mas inclua doses de cereais e grãos, fundamentais para a formação do leite.
27
// Coma gengibre!
De acordo com estudos feitos na China, ingerir uma porção de 5 centímetros de gengibre por dia acelera o organismo em 20%. O gengibre contém gingerol, ativo que aumenta a temperatura do corpo e exige que ele gaste mais calorias para digerir os alimentos. Rale o gengibre e misture aos sucos de frutas e a sopas ou use como acompanhamento de peixes.
28
// Exercícios que secam
- Pratique uma hora a mais de exercício por semana. De acordo com um estudo americano, isso pode garantir uma queima de gordura até três vezes maior do que se você continuar seguindo sua rotina habitual de atividade física.
- Contraia a barriga e o bumbum, repetindo isso três vezes, e mantendo a pose durante 20 segundos. Você pode realizar a série diversas vezes ao dia, quando estiver parada no trânsito, sentada no escritório ou até mesmo na fila do supermercado. O benefício: sem que ninguém perceba (e sem derramar uma gota de suor), você tonifica essas regiões e estimulando seu metabolismo a gastar calorias.
- Pratique ioga três vezes por semana. Ela ajuda a diminuir a ansiedade, controlando a compulsão por comida. Além disso, em muitas posturas, ao tentar manter o equilíbrio, você aciona os músculos abdominais, trabalhando a barriga.
29
// Passos milagrosos
Caminhe e caminhe. Quanto mais rápidas forem as passadas, mais calorias serão gastas. Em ritmo leve, parecido com um passeio no shopping, você leva mais de 15 minutos para percorrer 1 quilômetro e o gasto calórico fica entre 180 e 200 calorias por hora. Em ritmo moderado, aquele em que você começa a suar e precisa tomar ar para completar uma frase, percorre-se 1 quilômetro em cerca de 12 minutos e são queimadas por volta de 300 calorias por hora. O ritmo intenso, de 1 quilômetro em até 10 minutos, elimina entre 380 e 450 calorias por hora.
30
// Concentre-se na comida
Ainda não percebeu como é importante fazer uma refeição tranqüila, sem distrações? Então, coma seu prato favorito em frente à tevê. Com certeza vai chegar ao fim com a sensação de que não comeu quase nada. Outro teste: tome um cafezinho enquanto trabalha diante do computador. “Em algum momento, você vai levar a xícara vazia à boca porque não percebeu que já bebeu tudo. Moral da história: hora de comer é hora de comer”, diz a nutricionista Carla Cruz, do Rio de Janeiro.
Maquiagem
Conheça dez segredos de makes que vão deixar você linda de morrer!
31
// Sem olheiras
Um bom truque para não deixar a região dos olhos marcada, como se você tivesse dormido na praia com óculos de sol, é passar um corretivo da cor da sua pele para cobrir as olheiras. "Dê batidinhas suaves com os dedos para não exagerar", indica o maquiador Jean Gueller. Nas outras áreas do rosto, use outros dois tons do produto: um mais claro, aplicado embaixo da sobrancelha, para realçar os olhos, e um mais escuro, que criará profundidade.
32
// Ganhe lábios volumosos
Para dar a impressão de que seus lábios são cheios, primeiro aplique um esfoliante labial que afine a pele. Depois, um primer, que trata rachaduras, e fixa o batom, que deve ser sequinho. Tons de vermelho, vinho, marrom, nude e rosa estão liberados, mas as cores pink e laranja, devem ser evitadas. “Elas não combinam com todos os tons de pele e são jovens demais”, diz o maquiador Fábio Nogueira. Para finalizar, contorne a boca com um lápis da cor do batom e dê um toque de iluminador na covinha que se forma sobre os lábios.
33
// Olhar poderoso
Aplique um cosmético próprio para diminuir bolsas e inchaços. Camufle as olheiras com corretivo em creme, que marca menos as linhas de expressão: escolha um tom mais claro do que a pele. Na hora de eleger a sombra, o maquiador Fábio Nogueira, de São Paulo, orienta: “Prefira tons fortes e opacos, como ocre, marrom, cinza e preto. Nuances claras e cintilantes evidenciam os sinais. Quanto mais sequinha for a textura do produto, melhor, para encobrir as marcas naturalmente”. O olhar caído pode ser amenizado com sombra bem escura esfumada no côncavo e no canto externo dos olhos
34
// Pele de pêssego
Que dá as dicas para ter uma pele deslumbrante é o maquiador Fábio Nogueira, de São Paulo: Limpe o rosto com tônico e aplique hidratante com ativos tensores, para firmar. “Ou use um primer, que suaviza rugas e linhas finas e fixa o make”, diz o especialista. Então, uniformize a pele com base mate cremosa. “Fuja das que têm textura líquida e oleosa, pois ressaltam as imperfeições.” Para levantar a expressão, aplique um corretivo um tom mais escuro do que a cor da pele no topo das maçãs, subindo até as têmporas. Se preferir, use blush em pó em tom terroso. “Pitadas de iluminador no nariz e no centro da testa criam pontos de luz, disfarçando rugas menores.”
35
// Maquiagem light
Para eventos de dia, o visual deve ser discreto. Primeiro, uniformize a pele passando base translúcida com um pincel. "Espalhe com movimentos de baixo para cima para levantar o rosto", diz o maquiador André Veloso, de São Paulo. Depois, aplique corretivo líquido, para encobrir as imperfeições. Use curvex e rímel preto nos cílios antes de colorir as pálpebras. Escolha tons rosados e terrosos opacos. "Com um pincel de cerdas firmes, aplique sombra café na raiz dos cílios. Preencha a pálpebra com sombra rosa e, para iluminar, use a cor salmão rente às sobrancelhas", ensina. Passe rímel transparente sobre as sobrancelhas para defini-las. Espalhe pó compacto iluminador nas maçãs em direção às têmporas. Na boca, gloss hidratante e, no centro dos lábios, gloss vinho.
36
// Maquiagem para brilhar na noite
Festas sofisticadas combinam com produção caprichada. O maquiador Fábio Nogueira, de São Paulo, aconselha a destacar os olhos com um tom escuro e a suavizar a boca. Ele recomenda duas tonalidades de base. "Com uma esponjinha, aplico a mais escura na região das têmporas, bochechas, testa e queixo. Já a mais clara, vai bem no rosto inteiro", orienta. Fábio indica sombra preta para delinear os cílios inferiores, esfumaçada com o dedo.
Em seguida, deve-se marcar o côncavo e preencher a pálpebra com sombra grafite. Para um toque divertido, ressalte o canto interno dos olhos com lápis azul e suavize o tom das sobrancelhas com corretivo. Para arrematar, curvex, cílios postiços e rímel preto. Por fim, uma pincelada de pó facial, blush rosa-queimado nas maçãs e gloss transparente nos lábios.
37
// Linda aos 20 anos
O maquiador Luciano Ramos dá as dicas do make ideal para essa faixa etária.
Apostas certeiras: Bases leves, toques sutis de blush para dar um ar saudável, corretivo para disfarçar marquinhas de acne, várias camadas de rímel para valorizar o olhar, sombras coloridas, gloss - transparentes, coloridos, com e sem brilho - nos lábios e penteados descontraídos.
E atenção: nada de adotar o visual da mãe para ganhar um ar de mulher mais velha ou maquiagem pesada demais nos olhos.
38
// Esfusiante aos 30
“Chegou a vez de investir em produtos e serviços de qualidade em favor do visual elaborado e perfeito", opina o maquiador Luciano Ramos. Sombras nas tonalidades de marrom e terracota, lápis dentro dos olhos sem deixar o traço muito marcado, batom vermelho sem brilho, rímel e, se gostar muito de cor, use-as em detalhes, como o risco leve do delineador. Evite maquiagem muito colorida e carregada, misturas de make e boca mais marcada, com batom escuro ou vermelho, com gloss por cima.
39
// Sensacional depois dos 40 anos
O maquiador Luciano Ramos recomenda cremes com tecnologia de ponta, bases leves com efeito lift, sombras mate, em tons neutros e nas variações de marrom, blush pêssego, batons cor de boca, vermelho fechado e bordô, rímel, delineador e cabelos de médios a curtos. Se gostar de cores, use-as nos acessórios. Fuja de batons cintilantes, gloss nos lábios, maquiagem colorida e cabelão.
40
// Nariz perfeito
Se o seu nariz for pontudo, amenize usando um tom de base mais escuro que o da sua pele na aba das narinas.
Para desviar a atenção da ponta, pincele iluminador em todo o comprimento do nariz. Já para afiná-lo, escureça a lateral das narinas e o canto interno dos olhos. Ilumine o nariz apenas até o meio, para evitar clarear a região próxima aos olhos.
 Rosto
Conheça dez tratamentos simples e poderosos para estar sempre com cara de princesa
41
// Abaixo à oleosidade
Para diminuir a oleosidade, lave o rosto apenas duas vezes por dia. Mais do que isso pode causar o aumento da produção de gordura, o que facilita o aparecimento de acne e o excesso de brilho. Para garantir que o frescor dure, use produtos para pele oleosa.
42
// Acalme os radicais livres
A dermatologista Carolina Ferolla, de São Paulo, ensina a neutralizar a ação dos radicais: lave o rosto, faça uma esfoliação com 1 colher (sopa) de aveia e 3 colheres (sopa) de mel e enxágue com água boricada fria. Em seguida, rale uma cenoura e junte um pouco de papaia e mel até formar uma papa. Aplique e deixe agir por 30 minutos. Remova com água boricada.
43
// Como passar creme ao redor dos olhos
A dica é da esteticista Roseli Siqueira: “Deslize o dedo médio ou anelar na pálpebra inferior e abaixo da sobrancelha, sempre do centro em direção às têmporas e nunca com movimentos circulares. Isso evita os pés-de-galinha”.
44
// Creme caseiro para acne
“Esta máscara serve para combater e prevenir a acne e para diminuir a oleosidade”, avisa Roseli Siqueira. “Depois de lavar o rosto com sabonete de calêndula, aplique a receita feita com 2 gotas de tintura de arnica, 1 colher (sopa) de fubá e 4 colheres (sopa) de água mineral. Deixe a mistura agir por 15 minutos e remova com bastante água.”
45
// Sobrancelhas que rejuvenescem
Ilumine o olhar mantendo as sobrancelhas bem alinhadas. “As com ângulo muito fechado, curtas, finíssimas ou bem afastadas uma da outra podem acrescentar vários anos à sua aparência”, diz a esteticista Dayse Maia, do Rio de Janeiro. O ideal é deixar um profissional desenhar as suas para não correr o risco de mudar radicalmente a forma. “Em casa, apenas limpe a região entre elas e os pelos sobrando.”
46
// Esfoliação "tira-cansaço"
De um “up” no rosto com esta receita caseira: “Misture açúcar com iogurte natural gelado e aplique na face. Enxágue. Finalize com uma máscara com polifenóis: junte 3 colheres (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de vinho tinto. Espere dez minutos e remova com água fria”, diz a dermatologista Valéria Campos.
47
// Durma bem e fique linda
Pesquisas recentes mostram que o envelhecimento precoce pode estar relacionado às poucas horas de sono. “Com apenas uma noite maldormida, podemos notar oleosidade excessiva, espinhas, cravos, bolsas e olheiras"” diz a dermatologista Ligia Kogos, de São Paulo. “Cremes com vitamina C e ácidos retinóico e glicólico ajudam a reabilitar a pele depois de uma noite em claro.”
48
// Modere no sal
Em excesso, o sal não só retém líquidos como favorece o aparecimento de bolsas ao redor dos olhos, e isso pesa bastante na aparência! “Refrigerantes do tipo cola contêm ácido fosfórico, que é um devastador de colágeno”, alerta a dermatologista Adriana Vilarinho, de São Paulo.
49
// Recuperação poderosa
Além de combater gripes e resfriados, a vitamina C também é boa contra a poluição, que oxida a pele. De noite, antes de aplicar cremes ou fluidos que contenham esse componente, lave o rosto com um sabonete líquido. “A vitamina ajuda a recuperar as células que sofrem agressões externas”, diz a dermatologista Valéria Campos, de Jundiaí (SP).
50
// Limpeza é fundamental
Para evitar infecções e cicatrizes, você só precisa seguir algumas regrinhas. “Nunca esprema ou cutuque cravos brancos e espinhas e lave bem as mãos na hora de apertar os pontos pretos”, diz a esteticista Márcia Fernandes, de São Paulo. “Faça uma boa limpeza a cada 30 dias se sua pele for oleosa ou a cada 45 dias se for seca.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário