sexta-feira, 9 de março de 2012

50 maneiras de ficar jovem para sempre



Fomos atrás de pesquisas, técnicas e pequenas (e fáceis!) mudanças de hábito que vão deixar você com aparência mais jovem e cheia de saúde.
saude-50-dicas-para-manter-a-juventude
(Foto;)
Levante a mão quem não sonha em vencer a batalha contra o tempo? Para entrar nessa luta, levantamos pesquisas, técnicas e pequenas (e fáceis!) mudanças de hábito para subtrair alguns anos da sua aparência e garantir mais saúde. Tudo isso para você se manter sempre jovem, naturalmente.
Corpo
1
// Beba vinho
O uso regular da bebida previne o infarto ao aumentar as taxas sanguíneas do HDL, o bom colesterol, e abaixar as do LDL, o mau colesterol. Pesquisas internacionais concluíram que a bebida favorece a queda da pressão arterial, diminui o perigo de derrames e a incidência de diabetes tipo 2. Nas mulheres, esses efeitos parecem ser maiores. Elas apresentam aumento na densidade óssea e, na menopausa, podem ter atenuados sintomas como as ondas de calor. Mais: o vinho colabora com a elasticidade da pele e ajuda a preservar as funções cognitivas, reduzindo a ameaça de mal de Alzheimer.
2
// Faça exercício físico
Segundo o professor Moisés Cohen, do departamento de ortopedia e traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estudos apontam que combinar musculação com atividade aeróbica (corrida, natação, caminhada...) é a fórmula mais eficaz para garantir saúde e bem-estar hoje e no futuro. "Trinta minutos diários de atividade física moderada reduzem o risco de aterosclerose, hipertensão e outras doenças degenerativas", diz Cohen. Para quem não gosta de ginástica, o especialista dá um conselho: "Aproveite todas as oportunidades para se movimentar. Suba escadas em vez de ir de elevador e estacione o carro o mais distante possível do trabalho ou do restaurante".
3
// Mantenha as vacinas em dia
Imunizar-se anualmente contra gripe pode evitar infecções que agridem e desgastam o organismo. Pela mesma razão, vale a pena tratar logo inflamações, mesmo localizadas, como corrimento vaginal. Já a vacina contra o HPV impede o ataque do vírus responsável pelo câncer do colo do útero.
4
// Não fume
Fumar acelera o envelhecimento tanto quanto tomar sol sem proteção. Não só. O tabaco também destrói a vitamina C do organismo, o que compromete a renovação celular e a circulação, deixando a pele opaca e desnutrida. Você não fuma, apenas recebe a fumaça? Acredite: o fumo passivo mata seis pessoas por dia no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. "O cigarro pode ser comparado a um suicídio lento. Afinal, está relacionado a mais de 50 tipos de doença, como câncer de pulmão, cardiopatia e úlcera", diz Edith Horibe, presidente da Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento (Abmae), em São Paulo. Mais: além de agredir o corpo internamente, as substâncias do cigarro detonam a aparência da pele, dos dentes e do cabelo.
5
// Emagreça
A obesidade aumenta o risco de diabetes e penaliza as articulações. Cuidado com a gordura que se deposita na cintura: é a pior para o coração. Principalmente na entrada da menopausa, quando diminui o estrógeno, que leva as gorduras para os quadris – elas passam a se acumular na barriga. A circunferência da cintura não deve ultrapassar 88 centímetros. Mas não exagere, busque meios saudáveis de reduzir peso.
6
// Pratique ioga!
Algumas posturas combatem as rugas já formadas. “As invertidas (a pessoa fica com a cabeça para baixo e as pernas para cima) aliviam o peso da gravidade nos músculos, descontraindo-os”, explica a professora Silvia Landi, do espaço Sadhana, em São Paulo. Mas, se ficar de cabeça para baixo é impossível, aproveite a lista de benefícios da ioga: aumenta a flexibilidade, a força, a paz de espírito...
7
// Cuide do coração
Preserve o coração com resveratrol, polifenol extraído da uva vermelha. Pesquisas revelam que ele retarda o envelhecimento das células e favorece a produção de HDL (colesterol bom). “Recomendo a ingestão de pílulas com esse ativo a partir dos 45 anos”, diz a dermatologista Maria Fernanda Moreira, de São Paulo. As cápsulas, com nome comercial de Revestrol, da Attivos Magistrais, devem ser receitadas por um médico.
8
// Ganhe músculos
Faça exercícios. Após os 25 anos, quem não pratica atividades físicas regularmente pode perder até 500 gramas de massa muscular por ano. “O ideal seria se exercitar pelo menos cinco vezes por semana durante 30 minutos, mas, se você tem só dez minutos três vezes por semana, também ajuda”, garante o dermatologista americano Nicholas Perricone. Em excesso, porém, o feitiço vira contra o feiticeiro: muito esforço acelera a oxidação e o corpo envelhece.
9
// Durma mais e melhor
Seu sonho é parecer até três anos mais jovem do que está registrado no seu RG? Então, durma em média oito horas por dia. Segundo a psiquiatra americana Amy Wechsler, a explicação está no hormônio de crescimento, que é secretado durante a noite e tem relação direta com a renovação celular e com a beleza. "Não descansar o número de horas de que o corpo necessita dificulta a redução do cortisol, o hormônio do stress, que deixa os nervos à flor da pele e mina a força muscular", diz. A silhueta sofre com isso. Pesquisa da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, concluiu que as pessoas que dormem apenas quatro horas por dia têm 18% menos leptina, hormônio ligado à saciedade, e 27% mais grelina, hormônio associado à fome, do que quem fica na cama por até dez horas.
10
// Faça um check up por ano
Investigue a possibilidade de haver doenças silenciosas, como hipertensão e diabetes, que aumentam a vulnerabilidade do coração e dos vasos sanguíneos. Ao cuidar do coração, você também reduz as probabilidades de câncer e protege o esqueleto da osteoporose. Essas medidas evitam, ainda, uma doença menos conhecida: a síndrome da fragilidade, que provoca cansaço, redução de peso, perda da força muscular. Vale ressaltar que esses sintomas nada têm a ver com o envelhecimento normal.
11
// Controle o colesterol
Protegendo o coração, talvez se diminua o risco de Alzheimer, doença neurodegenerativa que ocasiona esquecimentos, alterações de comportamento e perda da capacidade de cuidar de si. “Estudos populacionais mostraram que pessoas com o colesterol alto aos 50 anos que reverteram essas taxas chegaram aos 70, 80 anos com menos lesões no sistema nervoso do que as pessoas que negligenciaram o tratamento”, informa o geriatra Paulo Renato Canineu, vice-presidente da Associação Brasileira de Alzheimer.
Exames fundamentais
12
// Pressão arterial
Na puberdade, ou a partir dos 13 anos, é preciso verificar a pressão uma vez por ano. O normal é entre 12 por 8 e 12,9 por 8,4.
13
// Perfil lipídico
A partir dos 20 anos, a cada três anos. Dosa as gorduras: colesterol, suas frações (HDL, o bom colesterol, e o LDL, que entope artérias) e triglicérides. As gorduras elevam o risco de infartos. O colesterol total não deve ultrapassar 200 miligramas por decilitro. O LDL , 129 miligramas por decilitro; e o HDL deve ser maior que 40 miligramas por decilitro. O triglicérides deve estar abaixo de 150 miligramas por decilitro.
14
// Glicemia de jejum
A partir dos 35 anos, a cada dois anos. Mede o nível de açúcar no sangue para teste de diabetes. O normal é abaixo de 110 miligramas por decilitro. Resultados entre 110 e 126 apontam risco de ter a doença. Acima de 126, é diabetes.
15
// Teste ergométrico
A partir dos 35 anos, anualmente. Eletrodos captam alterações elétricas no coração enquanto o paciente anda na esteira ou pedala. Ajuda a diagnosticar obstruções nas artérias.
16
// Papanicolau
A partir dos 18 anos, anualmente. Células do colo do útero são analisadas para identificar alterações pré-malignas. Se aparecer coceira, corrimento ou infecção, antecipe o exame.
17
// Mamografia
A partir dos 40 anos, todo ano. A radiografia dos seios detecta tumores malignos. As chances de cura do câncer de mama chegam a 95% se descoberto cedo. Quando se tem parentes que sofreram esse câncer, o exame se inicia anos antes.
18
// Sangue oculto nas fezes
A partir dos 50 anos, anualmente. Análise laboratorial do material evacuado em dois dias rastreia o câncer color-retal. Pode ser substituída pela retossigmoidoscopia, versão da colonoscopia que analisa a mucosa do reto e parte do intestino grosso, onde aparecem 70% dos tumores.
19
// Dosagem do TSH
Aos 35 anos, repetida a cada cinco. O ginecologista solicita e, em caso de alteração, encaminha para o endocrinologista. O hormônio sintetizado pela hipófise para estimular a tireóide é dosado para saber se esse órgão, responsável pelo metabolismo, está bem. As disfunções não produzem sintomas, embora algumas pessoas com hipotireoidismo (a glândula age em ritmo lento) demonstrem cansaço e ganho de peso. Nas mulheres, a incidência triplicou na última década. No hipertireoidismo, há uma produção acentuada dos hormônios T3 e T4, também dosados por exames, o que provoca irritabilidade, taquicardia e perda de peso.
20
// Densitometria óssea
A partir dos 45 anos, anualmente. Imagens da bacia e do fêmur são captadas por raios X e comparadas no computador aos limites da perda óssea esperada na idade. O normal é menos de 1, que significa perda de 10%. Entre 1 e 2,5 (perda de 10 a 25%), há osteopenia. Acima, já é osteoporose, que deixa os ossos mais porosos e sujeitos a fraturas.
21
// Exame visual
A partir dos 50 anos, todo ano (antes, caso tenha histórico familiar ou alto grau de miopia). A finalidade é detectar glaucoma, aumento da pressão intra-ocular, que danifica os vasos sanguíneos, levando à diminuição gradual e irreversível do campo visual. No início, o quadro pode ser assintomático.
Fonte Nelson Carvalhaes, coordenador do check-up do Fleury Medicina e Saúde, em São Paulo
Rosto
22
// Conserve os dentes
A diminuição da massa óssea, agravada pela queda na produção hormonal, compromete também a sustentação dos dentes. Retração e sangramento gengival podem sinalizar esse distúrbio. Escove três vezes por dia e substitua o fio dental por uma escova interdental (a perda óssea aumenta o espaço entre os dentes, por isso o fio perde eficiência). Vá ao dentista a cada seis meses.
23
// Fique na cama
Pesquisas recentes mostram que o envelhecimento precoce do rosto pode estar relacionado às poucas horas de sono. “Com apenas uma noite maldormida, podemos notar oleosidade excessiva, espinhas, cravos, bolsas, olheiras e até dificuldade de fixar a maquiagem na pele”, diz a dermatologista Ligia Kogos, de São Paulo. Com o passar do tempo, há um desgaste no colágeno, levando à flacidez. “Cremes com vitamina C e ácidos retinóico e glicólico ajudam a reabilitar a pele depois de uma noite em claro”, garante a médica.
24
// Proteja-se do sol
Passar filtro solar diariamente evita o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Aplique FPS 15 nos braços, rosto, pescoço e mãos. Também invista em maquiagem (base, pó e batom) com filtro. Na praia, o fator de proteção aumenta para 30 no rosto e 15 no corpo. Reaplique depois de entrar na água.
25
// Segure o pescoço
“Aplique diariamente cosméticos com DMAE na região toda, até atrás da orelha. É nessa parte que a ação do produto vai se intensificar e ‘segurar’ a pele do pescoço”, recomenda o badalado dermatologista americano Nicholas Perricone, autor dos livros O Fim das Rugas e A Promessa de Perricone (ed. Campus), em entrevista exclusiva para CLAUDIA.
26
// Aposte no óleo de açaí
O ativo revigora, regenera e é antioxidante. “Inclusive, ele tem se mostrado um potente clareador de manchas e olheiras”, garante Maurício Pupo, professor de cosmetologia da Metrocamp, em Campinas (SP). “Os dermatologistas acrescentam de 5 a 10% dos ativos nas fórmulas antiidade.”
27
// Fique longe da nicotina
O cigarro leva quase 5 mil substâncias tóxicas para dentro do organismo, prejudicando a saúde e a pele. “Pesquisadores constataram que o excesso de nicotina diminui a circulação sanguínea da face, modifica a cor da pele e acelera a formação de rugas”, afirma a dermatologista Ana Lúcia Récio, de São Paulo. “Nos Estados Unidos, os cirurgiões plásticos evitam realizar cirurgias em quem fuma.” E mais: fazer biquinho para fumar reforça os sulcos ao redor da boca!
28
// Fuja da poluição
Combata seu estrago, que oxida a pele, com vitamina C. Quando chegar em casa, lave o rosto com sabonete líquido e aplique um creme ou fluido enriquecido com o ativo. “A vitamina recupera as células das agressões externas”, diz a dermatologista Valéria Campos, de Jundiaí (SP).
29
Espante o cansaço
Tire a fadiga do rosto com uma esfoliação caseira. “Misture açúcar com iogurte natural ge­la­do e aplique. Enxágüe. Finalize com uma más­ca­ra com polifenóis: junte 3 colheres (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de vinho tinto. Espere dez minutos e remo­va com água fria”, diz a dermatologista Valéria Campos.
30
// Faxina já!
Aos 30, é importante limpar, tonificar e hidratar o rosto duas vezes ao dia e aplicar protetor solar com FPS 20, no mínimo. Agora, se você abusou do sol, não controla o stress, se alimenta mal, dorme pouco, tem olhos e pele claros e histórico de flacidez na família, provavelmente vai ter que ampliar os cuidados - senão, pode ganhar manchas e pés de galinha, que normalmente só seriam vistos depois dos 40! Nesse caso, inclua no ritual diário um creme para a área dos olhos à base de gingko biloba ou soja, por exemplo, que deve ser aplicado duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. "Essa região está mais propensa ao envelhecimento, pois a pele é bem mais fina do que a do restante do rosto e tem menos glândulas sebáceas", justifica a dermatologista Denise Barcelos, do Rio de Janeiro.
31
// Beba com moderação
Além do cigarro, o álcool também faz você parecermais velha. Isso porque a bebida causa inchaço, especialmente nas pálpebras, enquanto o fumo pode aumentar em até 4,7 vezes a quantidade de rugas em relação às não fumantes da mesma raça, sexo e idade.
32
// Faça as sobrancelhas
Rejuvenesça o olhar mantendo as sobrancelhas bem alinhadas. “As com ângulo muito fechado, curtas, finíssimas ou bem afastadas uma da outra podem acrescentar vários anos à sua aparência”, diz a esteticista Dayse Maia, do Rio de Janeiro, que cuida das sobrancelhas de Ângela Vieira e Flávia Alessandra. O ideal é deixar um profissional desenhar as suas para não correr o risco de mudar radicalmente a forma. “Em casa, apenas limpe a região entre elas. Mais vale uma sobrancelha por fazer do que com formato esquisito.”
Alimentação
33
// Tome um suco pela juventude
Este suco antienvelhecimento foi criado pela nutricionista Teresa Labanca, do Rio de Janeiro:
3 couves de bruxelas + 1 florete de brócolis + 4 cenouras + 1/2 beterraba. “Os dois primeiros ingredientes são antioxidantes, e os dois últimos ricos em fibras”, explica. Não é necessário acrescentar água, basta passar pela centrífuga e tomar todos os dias em jejum.
34
// Retire os vilões do prato
Sal em excesso não só retém líquidos como também favorece o aparecimento de bolsas ao redor dos olhos, e isso pesa bastante na aparência! “Refrigerantes do tipo cola contêm ácido fosfórico, um devastador de colágeno”, alerta a dermatologista Adriana Vilarinho, de São Paulo.
35
// Coma romã
Se você já tem o hábito de comer a fruta no Dia de Reis para atrair sorte, estenda a tradição para o ano inteiro. É que estudos mostram que os ativos antioxidantes da romã, caso do ácido elágico e do protocatequínico, presentes na casca, nas sementes e na parte branca da fruta, reforçam a proteção celular contra a radiação ultravioleta - na prática, eles podem adiar o aparecimento de rugas, manchas e flacidez.
Quanto consumir - 1 unidade ou 1 copo (200 mililitros) de suco por dia.
36
// Aposte na aveia
Quer prevenir o envelhecimento precoce e ter cabelos sempre jovens? Acrescentar aveia ao leite, à fruta, ao bolo ou à sopa conta pontos para a beleza e ainda ajuda quem sofre com espinhas. "Por ser fonte de zinco e fibras, o cereal favorece a cicatrização da pele e o trânsito intestinal e, por sua vez, a eliminação das toxinas, que pioram a inflamação", conta a nutricionista Fernanda Machado Soares, de Petrópolis (RJ).
Quanto consumir - 1 colher (sopa) diariamente.
37
// Invista no chocolate amargo
O chocolate pode evitar o aparecimento das linhas finas antes da hora. Isso porque ele é rico em flavonoides, substâncias que reduzem a perda de água pela pele e protegem as fibras de colágeno e elastina da ação dos radicais livres. A condição é que você escolha o tipo amargo, que traz muito mais antioxidantes do que a versão ao leite ou branca, e não exagere na quantidade, por causa das calorias.
Quanto consumir - 1 barra (30 gramas) por dia.
38
// Coloque carne de boi no prato
Segundo a nutricionista Fernanda Machado Soares, de Petrópolis (RJ), a proteína animal atua na reparação e na regeneração celular, o que ajuda a manter a firmeza da pele e o tônus muscular - isso é importante principalmente depois dos 25 anos, quando a produção das fibras de colágeno reduz 1% ao ano. Como a carne vermelha ainda traz ferro, evita que as unhas quebrem facilmente ou demorem a crescer.
Quanto consumir - 3 bifes magros por semana.
39
// Inclua cereais integrais à dieta
Eles são fontes de vitaminas E, que favorece a hidratação, e do complexo B, essenciais para a manutenção e a renovação das células e a regulação da produção sebácea. "A turma do trigo e do arroz ainda contribui com magnésio, cobre, silício e manganês. O primeiro preserva o toque macio; o segundo e o terceiro aliviam a acne e estimulam a produção das fibras de sustentação e de elasticidade; e o quarto combate os radicais livres", diz a nutricionista Janice Chencinski, de São Paulo.
Quanto consumir - 3 porções diárias, sendo que cada uma equivale a 2 1/2 colheres (sopa) de farelo de aveia, 2 fatias de pão de fôrma integral e 6 colheres (sopa) de arroz integral.
40
// Castanha-do-pará: o petisco perfeito
Trata-se da principal fonte de selênio, mineral com ação antioxidante que ajuda a manter os radicais livres sob controle - em excesso, eles aceleram o envelhecimento. "Outro destaque desse petisco é o zinco, componente essencial das enzimas que promovem a elasticidade e a regeneração cutânea e cuja carência pode levar ao aparecimento da acne", completa a nutricionista Janice Chencinski.
Quanto consumir - 1 unidade por dia.
41
// Coma muito salmão
O peixe de água fria é, ao lado do atum, do arenque e da sardinha, uma importante fonte de proteína, macronutriente fundamental para a formação e manutenção dos tecidos. Mais: é rico em ômega 3, um tipo de gordura boa que não é produzida pelo corpo e ajuda a minimizar a aparência de linhas finas e rugas e garantir o bom funcionamento das células.
Quanto consumir - 2 porções médias por semana.
42
// Encha o prato com frutas vermelhas
Apesar de pequenos, uva, açaí, acerola, jabuticaba, morango, cereja e framboesa trazem doses generosas de vitamina C e fitoquímicos, como antocianina e licopeno. Juntos, esses ativos combatem os processos inflamatórios que destroem as células e aceleram o envelhecimento.
Quanto consumir - 2 porções por semana, sendo que cada uma equivale a 15 uvas ou 10 morangos ou 10 cerejas ou 1 polpa de açaí.
Emoções
43
// Busque a felicidade interior
Você já deve ter reparado que a pele fica mais corada e o cabelo mais bonito quando a felicidade bate à sua porta. O inverso também é verdadeiro: ao primeiro sinal de tristeza ou angústia, a pessoa fica pálida, com o rosto áspero e aspecto envelhecido. Mas qual é a receita da felicidade? "Cada um encontra a sua. A minha é: ‘seja grata pelo que tem’, ainda que falte algo. Para enxergar isso, treine o olhar para reconhecer tudo de bom que a vida nos dá: nossa casa, nosso corpo, a cama quentinha, o telefonema de um amigo, um sorriso...", conta a psicóloga Luciane Gerodetti, de São Paulo. Para que você descubra a sua receita, a profissional recomenda viver um dia de cada vez, buscando sempre o lado positivo no mundo, nas pessoas, nos acontecimentos.
44
// Elimine o estresse
Para quem não acredita que o estresse é capaz de envelhecer até dez anos, como mostra uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, a dermatologista e psiquiatra americana Amy Wechsler recomenda observar os ex-presidentes Bill Clinton e George W. Bush. "Se compararmos as fotos deles antes e depois da passagem pela Casa Branca, veremos que, além de poder e prestígio, ambos ganharam cabelos brancos, sulcos, manchas na pele e quilos a mais", observa a especialista, que acaba de lançar o livro Conexão Mente e Beleza - Nove Passos para Reverter o Envelhecimento pelo Estresse e Trazer Mais Juventude e Beleza para Sua Pele (editora Alegro). Então, procure um hobby, limite o número de horas no escritório e adote hábitos saudáveis, como exercícios regulares. Após a ginástica, a pele exibe um brilho saudável. O esporte aumenta a capacidade dos pulmões, estimula a circulação, reduz inflamações, melhora o humor e combate doenças relacionadas à idade. Tudo comprovado pela ciência.
45
// Tenha múltiplos interesses
Troque idéias e aprenda novas habilidades: funciona como ginástica cerebral, estabelecendo novas conexões entre as células nervosas. Supõe-se que pessoas com atividade intelectual são menos afetadas pelo Alzheimer – doença que normalmente surge depois da quinta década de vida.
46
// Fortaleça os laços afetivos
Pesquisas atestam que as amizades ajudam a prolongar a vida. Não só melhoram a imunidade mas também reduzem os riscos de ter depressão, síndrome do pânico e doenças como Alzheimer. Já o isolamento social tem efeito contrário.
47
// Mantenha uma vida social ativa
Sair com amigos para se divertir deve estar na agenda regularmente. Mesmo se a preguiça bater e você preferir ficar em frente da televisão, faça uma força e vá para a rua! Pesquisas internacionais mostram que essa atividade alegra a mente e rejuvenesce o corpo. E você não precisa ir para baladas ou encarar noitadas, se isso não combina com você. Marque encontros em casa, vá ao cinema ou até mesmo encontre para uma caminhada no parque. Estar com amigos espanta a depressão e afasta a solidão.
48
// Trabalhe sempre
Manter-se ativo é fundamental para garantir uma cabeça jovem e saudável. Além de fazer você se sentir útil, o trabalho normalmente envolve mais de uma pessoa – o que é importante para os vínculos afetivos e sociais – e deixa o cérebro e seus neurônios em pleno funcionamento.
49
// Controle a gula
Comer de forma saudável é fundamental para manter o corpo em ordem por mais tempo. Além disso, cientistas americanos comprovaram que a restrição calórica é uma arma muito eficiente contra o envelhecimento. Realizada na Universidade Harvard, pesquisadores concluíram que reduzir em 60% o consumo de alimentos diminui a velocidade do tempo nas células. O estudo foi feito com ratos. Neles, até o número de doenças foi menor. Como é praticamente impossível comer tão pouco, por que não evitar gorduras ruins, açúcares e frituras em excesso?
50
// Medite
A meditação não é apenas uma forma de acalmar os nervos e manter a mente serena. Pesquisas realizadas no Centro Montanha Shambhala, nos Estados Unidos, revelaram que além de promover mudanças cognitivas e psicológicas, a prática milenar de meditar também protege os telômeros, pontas dos cromossomos. A consequência disso? A longo prazo, a meditação ajuda a retardar o envelhecimento. Mais:meditar por alguns minutos diariamente ainda melhora a memória e o aprendizado, regula as emoções e ajuda a reduzir a pressão arterial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário