sexta-feira, 9 de março de 2012

Como deixar o corpo lindo em 10 passos



Confira receitas emergenciais para ficar mais bonita bem rapidinho. São truques de última hora para um momento de desespero, mas não substituem a reeducação alimentar
dieta-como-deixar-o-corpo-lindo-em-10-passos
(Foto: Chris Parente)
1. Bronzeie e a pele
Nada como uma pele bronzeada para disfarçar a celulite, as estrias e criar ilusão de emagrecimento. Se não for temporada de praia ou seu tempo estiver curto para lagartear ao sol (sempre com protetor solar e nos horários indicados), procure uma clínica de bronzeamento artificial. A cor dura, em média, dez dias. Mas tratamento não funciona como protetor solar – antes de ir para a praia é preciso aplicar o filtro.
2. Faça uma dieta líquida
Na semana que antecede as festas, escolha dois dias (com intervalo entre eles) e passe à base de líquidos. Segundo o nutricionista ortomolecular Gil de Abreu, de São Paulo, a idéia é desintoxicar o sistema digestivo para que absorva de forma mais eficiente as vitaminas, os minerais e as substâncias antioxidantes. Isso atenua a celulite, dá luminosidade à pele e enxuga medidas. Aposte em sucos, vitaminas, iogurtes e sopas. No café-da-manhã e nos lanches, prepare sucos com três ou quatro frutas diferentes e acrescente uma colher de albumina (proteína da clara do ovo, rica em aminoácidos, que dá sensação de saciedade). “Nas demais refeições, experimente sopas de legumes processadas e acrescente aveia em flocos finos, cevada ou linhaça”, sugere o especialista.
3. Corte pães e doces
Evite tudo o que for feito com farinha refinada branca – pães, bolos, tortas, biscoitos, massas. Substitua por versões preparadas com farinha integral de aveia, quinoa (grão originário da Bolívia e riquíssimo em proteína), trigo, centeio, linhaça ou soja. “Esses alimentos fazem com que o organismo libere energia aos poucos: isso significa maior tempo de saciedade e menos ataques à geladeira. O intestino se regulariza, a barriga murcha e a sensação de peso desaparece”, garante a nutricionista Viviah de Andrade, da Clínica Più Bella, no Rio de Janeiro.
4. Inclua chás no dia-a-dia
Prefira os amarelo-claros e os avermelhados, como chá verde, chá branco, de hortelã, cidreira, camomila, maçã, abacaxi e frutas vermelhas. De modo geral, os chás hidratam (a pele fica mais viçosa), acalmam (inclusive amenizam a compulsão por mais comida), têm ação antioxidante (rejuvenescem a expressão), aceleram o metabolismo (promovendo a queima de gordura) e ajudam na digestão. Os especialistas indicam uma ou duas xícaras por vez, três a quatro vezes ao dia.
5. Invista na tecnologia
Antecipe o seu presente de Natal (e provavelmente o de aniversário também!) e gaste seu rico dinheirinho em um mega-tratamento contra celulite em uma clínica bacana. Para não sentir que o seu dinheiro foi gasto em vão, depois do tratamento mantenha uma alimentação saudável, não descuide da ginástica e entregue-se a sessões semanais de drenagem linfática. Isso ajuda o corpo a eliminar toxinas e a desinchar.
6. Adote os kits light
Invista em kits leves, congelados ou frescos, que substituem com mérito o fast food. Normalmente, essas refeições são balanceadas, já vêm na quantidade ideal e você não enjoa, pois a variedade de cardápios é enorme. Na hora da compra, fique atenta à tabela nutricional: as gorduras não devem exceder 25% nem ser do tipo trans. Se o seu bolso permitir, lance mão desses kits no almoço e no jantar na semana que antecede as festas; caso contrário, deixe-os para os dias em que não dá tempo de cozinhar ou quando você tem vontade de cair de boca em um hambúrguer.
7. Diminua o manequim
Se você quer resultados eficazes, imediatos e duradouros, experimente outro aparelho queridinho dos dermatologistas: o VelaShape, por enquanto o único aprovado pelo órgão americano FDA para tratar celulite. Ele utiliza três tecnologias – o ultra-som, a radiofreqüência e o infravermelho –, que atuam em conjunto para melhorar o aspecto de casca de laranja (é uma excelente opção para aquela celulite que já está instalada!), amenizar a flacidez da pele (os raios ajudam a contrair as fibras de colágeno) e reduzir medidas (especialmente da região das coxas). “Se você estiver muito acima do peso, em 15 dias pode fazer quatro sessões de 90 minutos cada uma, reduzindo até 2 centímetros da área tratada. Já se a gordura for pouca e localizada, o resultado vai ser melhor: a redução pode chegar a 4 centímetros – 1 por sessão”, garante a dermatologista Jozian Quental, de São Paulo.
8. Use cremes modeladores
Para exibir colo, ombros e pernas e desfilar sem medo com decotes e fendas, use e abuse de cremes que remodelam e firmam a pele. “Se você seguir direitinho as instruções da embalagem e aplicar de manhã e à noite, pode garantir 15% de melhora da firmeza e da textura”, diz a dermatologista Claudia Magalhães, de Recife. Invista em algumas boas novidades: a Lancôme, por exemplo, lançou o Magistrale, produto à base de cafeína e colágeno marinho, indicado para peles maduras. Outra opção que acaba de chegar ao mercado é o Reduxcel Plus SML, da Adcos. Formulado com chá verde, cafeína, alcachofra e carnitina, auxilia na queima da gordura.
9. Troque o jantar por um shake
Além de oferecer a quantidade ideal de nutrientes e garantir saciedade, os shakes facilitam a vida. Práticos, basta bater o pó com leite ou iogurte desnatado, suco light ou água. Como o nosso corpo tem facilidade para estocar energia (gordura, na tradução do espelho), eliminar o “peso” da refeição noturna significa reduzir o risco de armazenamento de extras. Essa troca vale cinco dias por semana e por curto espaço de tempo: a falta de alimentos sólidos acaba deixando o intestino preguiçoso.
10. Esqueça o refrigerante
Com o calorão, a gente sabe que isso não é fácil! Mas a explicação convence: refrigerante não tem valor nutricional, não acrescenta nada de saudável ao organismo, não substitui a água, prejudica a digestão e, graças ao gás, aumenta o volume abdominal (barriguinha, hello!). “Ambas as versões, light ou normal, têm altas quantidades de sódio e favorecem a retenção de líquidos. O resultado é uma sensação de inchaço localizado ou de ganho de peso”, alerta Gil de Abreu. Você pode trocá-lo por sucos de baixo valor calórico (limão, abacaxi, melão, melancia) ou por águas aromatizadas.
Realização Noris Martinelli /Produção Sylvia Radovan/Cabelo e maquiagem Sandro Borges/ Modelo Luana Potiara, Cherry Models/Lingerie, La Perla; vestidos, Carlos Miele e Espaço FH; acessórios, Paola Catherine e Kalu Jóias; sandálias, Espaço FH; balança, Interbagno/

Nenhum comentário:

Postar um comentário