sexta-feira, 9 de março de 2012

15 minutos para ficar mais bonita


modelo na praia

15 minutos para ficar mais bonita

Por Débora Lublinski, Eliane Contreras, Marjorie Umeda e Olga Penteado

Mantenha a beleza em dia com as dicas das nossas editoras

1. Inicial
Nossas editoras selecionaram 12 dicas preciosas (simples e rápidas) para você aproveitar da melhor forma possível cada segundo da sua temporada à beira-mar. Não está de férias? Dá para adaptar várias delas para o dia-a-dia na cidade!
Fotos Marcelo Cabral, Marcelo Corrêa, Ormuzd Alves, Mari Queiroz, Mario Rodrigues, Alfredo Franco, Priscila Prade.

2. Para ter mais pique
Calor e barriga vazia? Essa dupla dá moleza e desânimo. A nutricionista Márcia Terra, de São Paulo, ensina o truque para rebater gula e canseira quando você chega em casa do mar. Bata no liquidificador o suco de fruta de sua preferência com 1 col. (sopa) de pó de proteína de soja. “A proteína fica gostosa até no suco de abacaxi com hortelã”, diz Márcia. Nessa fórmula do verão feliz, o abacaxi e a hortelã garantem pique e uma deliciosa sensação de frescor e a proteína engana o estômago. Resultado: você evita beliscar podritos (leia-se: salgadinhos ricos em gordura do mal) enquanto prepara o “almojanta”!

Rende 1 copo (70 calorias)
3. Barriga chapada com dois truques
Como um abdômen lisinho tem tudo a ver com a postura, alguns dos melhores truques para chapar o seu vêm do pilates, um trabalho corporal que privilegia a região do “core”, que compreende a musculatura da barriga e das costas. Experimente:

• Contraia bem o abdômen e faça de conta que você está fechando um zíper (que vai do púbis ao umbigo) de uma calça jeans bem apertada.

• Depois, alongue as costas e imagine que o seu umbigo é um ralo, que puxa sua barriga na direção das costas. As costas se acertam naturalmente, e a barriga chapa. Olhe-se no espelho de perfil e veja como ficou melhor. Tente manter o abdômen acionado o tempo todo ou sempre que lembrar. De biquíni, fica mais difícil de esquecer, já que as roupas escondem o “problema”.
4. Para ter mais energia
Inspire-se no vaivém das ondas para fazer uma respiração abdominal relaxante.

• Olhe para um ponto no mar e inspire quando a onda estiver subindo. Leve o ar para o abdômen, sinta os músculos abdominais dilatando e os pulmões enchendo.

• Quando a onda descer expire todo o ar.

• Respire assim até se sentir revigorada. “A respiração é como uma trava de mão que prende as emoções. Quando respiramos lentamente, entramos em contato com nossos sentimentos e nos energizamos”, diz Ana Maria Rossi, psicóloga e presidente da Internacional Stress Managemente Association (Isma-BR), em Porto Alegre.



modelo na praia

15 minutos para ficar mais bonita

Por Débora Lublinski, Eliane Contreras, Marjorie Umeda e Olga Penteado  Para ter mais energia
Nossas editoras selecionaram 12 dicas preciosas (simples e rápidas) para você aproveitar da melhor forma possível cada segundo da sua temporada à beira-mar. Não está de férias? Dá para adaptar várias delas para o dia-a-dia na cidade!

kit de beleza indispensável para levar à praia

15 minutos para ficar mais bonita

Por Débora Lublinski, Eliane Contreras, Marjorie Umeda e Olga Penteado 5. Kit básico de beleza
Tudo bem que você vai entrar no clima biquíni, canga e pé na areia. Mas toda garota vaidosa precisa carregar um nécessaire bem calculado. A gente já preparou a lista:

• Protetor solar FPS 30 (para rosto, colo e mãos)
• Protetor solar FPS 15 (para o corpo)
• Protetor labial com FPS
• Sabonete facial (específico para o tipo da sua pele)
• Hidratante facial com vitamina C (ajuda a combater o envelhecimento) ou gel antiacne
• Perfume de verão (com fragrância mais leve)
• Desodorante
• Hidratante corporal fluido (assim você não fica melada e não “esquece” de passar)
• Creme esfoliante (para amaciar os pés)
• Xampu e condicionador de uso diário (você vai lavar o cabelo todos os dias...)
• Leave-in com filtro solar
• Máscara capilar (aproveite o sol para hidratar os fios)
• Dois elásticos, uma piranha, um lenço
• Lixa de unha
• Removedor de esmalte
• Alicate de unhas
• Pinça
• Creme depilatório ou lâmina
• Máscara para cílios marrom (a maquiagem fica menos carregada) à prova d’água
• Gloss
• Corretivo livre de óleo
• Demaquiante
• Espelho de bolsa
6. Esqueça a chapinha e esfrie a cabeça
Ao aderir à nossa campanha nacional de verão Mergulhe (no Mar) de Cabeça, você ganha: diversão pura, bom humor prolongado e alma lavada. Mas, depois do banho, adeus, escova. Como é que fica o cabelão? Assim que sair do mar, enxágüe os fios com água doce para retirar o excesso de sal e evitar que fi quem ressecados. Depois, capriche no leave-in com ação anti-frizz ou num modelador de cachos. “Para definir os cachos, balance a cabeça para um lado e, em seguida, para o outro”, ensina Fábio Nogueira, cabeleireiro do salão Sense, em São Paulo. Além de caracóis bem-cuidados, você leva, de brinde, uma carteirinha do clube das mulheres cheias de ondas – que tem tudo a ver com praia! E pode desfilar pela areia sem medo nem encanação.


7. Caipirinha sem culpa
Você, que deu um duro danado o ano inteiro, bem que merece uma caipirinha na praia. Se possível, opte pelo saquê, que tem quase 1/3 das calorias da vodca ou da cachaça. Mas atenção: “O álcool apura o paladar, deixando aquele espetinho de camarão muito mais saboroso”, explica Ellen Paiva, endocrinologista e nutróloga do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen). Antes de cair na tentação das friturinhas, vá logo pedindo queijo coalho ou amendoim para acompanhar o drinque. Estão na turma dos saudáveis e ainda diminuem o poder “engordativo” do álcool (ou seja, baixam o índice glicêmico da bebida)

8. Método anti-calor
Esquentou? Hora do refresco! “As águas termais, quando borrifadas no rosto, têm ação calmante, ideal para aplacar a vermelhidão de peles sensíveis”, sugere a dermatologista Ana Lúcia Recio, de São Paulo. Quem costuma levar uma sacola térmica para a praia, pode colocar o cosmético lá para incrementar a sensação geladinha. Modo de usar: borrife de leve e deixe secar. Quando sair debaixo do guarda-sol, reaplique o filtro. Bons produtos: Água Termal La Roche Posay e Água Termal de Vichy.
9. Treine o desapego
Parece brincadeira de criança, mas fazer um castelo na areia é um jeito divertido de treinar o desapego. “Quando você constrói alguma coisa que será destruída em breve consegue perceber, num espaço curto de tempo, que tudo na vida tem início, meio e fim”, explica Lívia Borges, psicóloga e artista plástica, de Brasília. Sentada na areia, tente curtir cada etapa da sua construção. Esteja presente. Veja como cada punhado de areia vai formando uma parede. Depois de pronto, admire o resultado, mas não fique presa a sua obra. “Deixe o castelo na areia, sem sofrer imaginando como será o seu fim”, explica. Leve isso para a vida. Está de namorado novo? Não sofra pensando o quanto vai durar – viva e aproveite o presente
10. Caminhada à beira mar
A praia conta com um “equipamento natural” capaz de fazer maravilhas para coxas e bumbum – a areia fofa. “Um terreno instável como esse exige mais dos seus músculos do que uma superfície firme, como uma calçada”, compara o personal trainer César Patti, de São Paulo. Seus músculos respondem ao desafio ficando do jeito que você gosta: firmes e definidos. Que tal reservar 15 minutos para dar uma caminhada vigorosa na areia fofa? De quebra, o esforço maior ajuda a queimar mais calorias. Não é à toa que essa é a receita de beleza de Ana Paula Arósio. Levante dessa canga e você não vai se arrepender!
11. Meditação
Este verão promete muito agito. Se você quer curtir todas as baladas, também precisa garantir um tempinho para relaxar. Aproveite o fim de tarde lindo na praia para meditar ao pôr-do-sol. Sente-se com as pernas cruzadas, as costas eretas e as mãos sobre os joelhos, de frente para o mar. Observe um pouco a paisagem e, em seguida, feche os olhos. Concentre-se apenas no barulho do mar. “Se algum pensamento aparecer, tente cortá-lo, não dê continuidade às idéias. Permaneça assim por uns dez minutos”, explica Simone Nestlehner, professora de power yoga, de São Paulo. A prática acalma, tranqüiliza, e ao mesmo tempo dá mais energia para o final de semana.

12. Hidroginástica no mar

Que desperdício: aquele mar lindo convidando para um banho. E você grudada na areia! Está perdendo não só a oportunidade de se refrescar, como de “acordar” os músculos do seu corpo. A professora de hidroginástica Vera Lucia Gonçalves ensina alguns exercícios superfáceis para você fazer na água.

Braço: Com a água abaixo do peito e acima da cintura, braços esticados ao lado do corpo. Leve a palma das mãos em direção aos ombros e depois empurre os braços para baixo, movimentando a água com a costa das mãos.

Pernas: Chute alternadamente a perna esquerda e a direita, caminhando à frente ou saltitando no lugar.

Pernas, ombros e peito: Abra e feche a perna lateralmente (polichinelo). Ao mesmo tempo, com os braços estendidos, bata uma palma na frente do corpo (na altura do púbis) e abra os braços até a linha da água, com a costa das mãos.

PERNAS - Saltite, levando os calcanhares na direção dos glúteos.

BARRIGA - Mantenha o abdômen contraído em todos os movimentos acima.
13. Receita light e deliciosa

Na praia, a última coisa que você quer é cozinhar, certo? A nossa sugestão é transformar a salada – coadjuvante da refeição – em prato principal. Além de ser prática e fácil de fazer, cai muito bem nos dias quentes. Com esta receita, incrementada com carboidrato do bem, proteína magra e grãos, você se alimenta direito e ainda mantém o peso sob controle. Cozinhe 250 g de macarrão (fusili ou gravatinha) al dente. Espere esfriar e misture com 1 xíc. (chá) de tomate em cubos sem pele e sem semente, 1 xíc. (chá) de berinjela cozida em cubos e 250 g de kani em lascas. Regue com este molho: suco de meio limão, 2 col. (sopa) de azeite, orégano e sal a gosto.

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 6 porções
Calorias por porção: 480

Nenhum comentário:

Postar um comentário