quinta-feira, 17 de maio de 2012

Você é a única pessoa que pode se dar o que deseja



Seguir pela vida esperando encontrar alguém que possa preencher as suas carências ou atender às suas necessidades é abrir mão de estar no comando da sua própria vida. Acreditar que uma outra pessoa poderá fazer com que você se sinta bem consigo mesmo é ilusão.

A auto-estima, esse termômetro que determina o que sentimos em relação a nós mesmos é o resultado de uma construção consciente ou inconsciente.
Geralmente, a partir das circunstâncias do nascimento, das experiências da infância e dos primeiros relacionamentos com pessoas importantes da nossa vida, formamos uma auto-imagem que irá se refletindo pela vida. Essa auto-imagem determina a nossa auto-estima e a forma como nos relacionamos com o nosso próprio ser.

Se você recebeu amor, respeito, reconhecimento da sua individualidade e necessidades, ganhou o presente de recursos valiosos para o seu processo de crescimento. Mas se, como a maioria das pessoas, você sofreu abuso emocional na infância, foi rejeitado, desrespeitado em suas necessidades, pode ter crescido alimentando a crença de que não tem valor. E, que não merece ser amado.

O que acontece com pessoas que têm uma baixa auto-estima é que elas seguem pela vida vivendo relacionamentos que são, na verdade, um reflexo do relacionamento que tem com elas mesmas. Esse vazio, provocado pela sensação de desamparo, pode ser a causa de comportamentos compulsivos, como o alcoolismo, comer em excesso, viver relações de  dependência e muitos outros padrões autodestrutivos.
Essas pessoas, em geral, não desenvolvera amor próprio, sentimento que faz com que possamos reconhecer nosso valor e nos validar, acolhendo os nossos sentimentos com aceitação e generosidade. Elas buscam o amor desesperadamente, sem saber que antes, é preciso encontrá-lo dentro de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário