quinta-feira, 17 de maio de 2012

USANDO MINI SAIA SEM MEDO





Com mais de quarenta anos de existência e, no sobe e desce, entra e sai das tendências da moda, a mini ainda ocupa um lugar de destaque em quase todos os desfiles e coleções. Uns anos mais, outros, menos. Porém sempre presente.

No entanto, embora universal e pra lá de bem aceita, é preciso prestar atenção a alguns requisitos básicos de biotipo para vestir bem uma mini saia. É um caso clássico de uma peça de tal forma incorporada ao nosso cotidiano, que, muitas vezes não percebemos poder ser substituída por outra mais adequada.
Idade certa é fundamental

É isso aí. Peço desculpas a quem tem mais de trinta anos, mas as minis, aquelas com apenas quatro dedos de tecido abaixo das nádegas, são um modelito declaradamente juvenil. Não adianta o par de pernas esculturais nem um corpo com tudo em cima. Elas simplesmente não combinam com um olhar de expressão mais... amadurecida e decidida.
Naturalmente não me refiro às saias simplesmente acima dos joelhos, (super chiques e clássicas), mas aquelas acima da metade da coxa.
Pernas grossas – pessoalmente acho lindo pernocas gostosas. Porém, se forem muito exuberantes, pense duas vezes: é preciso conciliar essas proporções com sapatos e meias adequadas de forma a equilibrar o visual.
Pernas muito finas – 
se você é magra demais, talvez não seja o caso de expor joelhos muito pontudos e coxas mal torneadas. Um pouquinho de autocrítica é fundamental. Abuse de femininas e confortáveis pantalonas, saias esvoaçantes e rodadas (super em alta) e outro tipo de roupa que lhe empreste algum volume.Pernas lindas – tem coisa melhor? Sua única preocupação é tornar o resto da produção coerente com a proposta da mini. Tudo vai depender do modelo, tecido e ocasião em que vai usá-la. Botas, por exemplo: acima dos joelhos, fazendo a linha paquita, são uma escolha delicada e funcionam mais durante a noite.Sapatos com minis – durante o dia os de saltos baixos ficam super bem, porém, é preciso ter pernas longas. Senão, opte por um salto médio. Saltos muito altos com meias finas, dependendo do contexto e da meia podem conferir um visual obsoleto.Sandálias – combinam lindamente com a proposta de leveza de saias mais curtas. De saltos altos, baixos, com flores ou tiras. Só não vale muito brilhante a luz do dia…Anabelas, Mules, Tamancos - cuidado com eles. Dependendo do modelo da saia e de suas proporções, podem deixá-la com aspecto de quem se vestiu para o dia de faxina. Na praia ou no clube não há problema, porém em outros ambientes deixam a desejar.A parte de cima - é importantíssima: esqueça tops de barriga de fora, a não ser na praia. Mini e coxas de fora são o suficiente. Assim como decotes pronunciados ou tomara que caia vão deixá-la muito pelada. A idéia é mostrar as pernas e cobrir o resto. Senão, você fica com ar de quem está pronta para sair em um trio elétrico – e não é esse o caso, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário